Escolha uma Página

Hospedagem de site

Está é uma área que de fato confunde até mesmo os profissionais da área de TI. Portanto, não se preocupe em ter dúvidas pois vamos esclarecer isto aqui neste artigo.

 

O que é hospedagem de site?

Começando do básico. Quando você acessa um site qualquer através de um navegador, na verdade está recebendo um código que pode ser simples (site institucional) ou extremamente complexo (site B2B – Negócios para Negócios). Pois bem, este código tem que ficar disponível em um ou mais computadores especiais que chamamos de servidores. São máquinas de alto desempenho que ficam conectadas à internet em regime de 24 horas x 7 dias com disponibilidade de 100% na maioria do tempo.

 

O problema do excesso de ofertas

As empresas que fornecem o serviço de hospedagem de sites são chamadas genericamente de Provedores de Hospedagem. Mas aí começam os problemas, o mercado tem ofertas de U$1.00 (um dólar mensal) até U$500.00 ou mais dólares mensais. Lógico que não existem milagres e alguém terá que sofrer as consequências de serviços baratos.
Então, ao invés de comprar preço, a aproximação tem que iniciar a partir da necessidade de seu negócio. Precisa apenas de um site básico na internet e seus concorrentes também? Então opte por hospedagem barata. Sua empresa já depende da internet como canal expressivo de negócios? Então opte por hospedagem mais cara que neste caso é um investimento que se paga.

 

Tipos de hospedagem

Sabendo o que quer, o próximo passo é escolher um tipo de hospedagem adequada, veja abaixo as opções:

 

Hospedagem Compartilhada

Adequada para iniciantes sem maiores ambições. Um único servidor aqui hospeda dezenas, centenas ou até milhares de sites de todos os tipos. Os mecanismos de busca consideram a “vizinhança” e a performance como variáveis importantes para priorização na entrega de resultados das pesquisas. Não espere que sua empresa seja encontrada facilmente usando esta hospedagem.

 

Hospedagem VPS semi-dedicada

VPS (Virtual Private Server) é um recurso para você começar a ter uma hospedagem profissional e competitiva. Na prática um ou mais servidores físicos são sub-dividido em vários servidores virtuais, cada um com seu sistema operacional, espaço em disco e usando parte da capacidade de processamento. Pode-se chamar isto de computação em nuvem ou hospedagem em nuvem. Existem complexidades técnicas aqui que são restritas apenas aos técnicos e este artigo tem uma abordagem negocial.

Curiosamente, um servidor VPS ainda é um ambiente compartilhado, mas agora, sua empresa está usando um espaço computacional muito mais exclusivo e com pouca vizinhança. E mais, facilmente pode-se aumentar ou diminuir os recursos computacionais sob demanda.

 

Hospedagem VPS Dedicada

Aqui a diferença é que apenas o seu site está hospedado no servidor VPS. Todos os recursos computacionais estão dedicados para a melhor performance do mesmo. Também aqui temos a elasticidade no uso dos recursos computacionais para maior ou menor capacidade.

 

Hospedagem Dedicada com servidor exclusivo

Os recursos para uso de VPS são chamados de virtualização pois há a divisão em vários servidores virtuais. Mas nesta hospedagem um servidor único recebe um sistema operacional e sua empresa o utiliza de forma exclusiva. É o caso de exigência de máxima performance e eliminação de qualquer risco devido ao compartilhamento. Geralmente é o nível mais alto que sua empresa pode necessitar.

 

Hospedagem Gerenciada

Na verdade, pode ser encarada mais como uma das hospedagem acima (exceto a compartilhada), só que recebendo uma camada de serviços de gestão técnica. Servidores são atacados por hackers, precisam de constantes atualizações do sistema operacional, precisam de cópias de segurança feito em tempos demandados pelo seu negócio, precisam de atualização dos softwares instalados, etc. Uma equipe terá que fazer tudo isto e por ser um serviço altamente especializado, se a sua empresa não for da área de tecnologia da informação não valerá a pena gastar recursos financeiros com estes serviços que seguramente sairão mais caros que a contratação externa à semelhança de outros que não compõem a finalidade do seu negócio.

 

Próximo passo

Caso sua empresa tenha detectado problemas na sua hospedagem atual como não recebimento de e-mails, site lento, site com frequente indisponibilidade, entre em contato conosco e receba um diagnóstico da sua situação que lhe servirá de base para tomar uma decisão. Sabemos que estar na internet hoje de forma não competitiva já não é mais uma opção. Numa analogia simples é como entrar de “fusca numa corrida de fórmula 1”.

Clique aqui e entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-los.